Marketing e Vendas: diferenças básicas que é sempre bom saber

By 11 de outubro de 2017 Marketing No Comments

Marketing e Vendas ainda é, pra muita gente, a mesma coisa.

Para outros, marketing e vendas se diferem, porém se complementam.

Enquanto o primeiro é uma forma de divulgação de produtos e serviços, o segundo é o ato da venda em si.

Esqueça os manuais bonitos e o discurso de publicitários: pra você, qual é a diferença entre marketing e vendas?

Fizemos esta pergunta para várias pessoas.

Clientes, amigos, conhecidos, pessoas comuns e outras mais ‘entendidas’.

Fazendo um grande resumo do que escutamos, tiramos algumas conclusões:

– A maioria sabe que são conceitos diferentes, mas não sabe explicar;
– Mesmo sem perguntarmos, muitos falam de marketing online ou digital, como se tudo fosse isso agora;
– Muitos concordam que as grandes marcas não estão conseguindo atingir muito bem seus públicos;
– As ferramentas de medição de resultados são uma incógnita para boa parte das pessoas.

É claro que a nossa amostra foi muito pequena e particular. Foi mais uma experiência do que uma pesquisa.

Mas ficamos surpresos em saber que, a esta altura, a percepção de marketing e vendas ainda seja algo um tanto misterioso para muitos.

Antes de dar a nossa definição sobre o tema deste artigo, queremos esclarecer alguns pontos.

Instrumentos de medição de campanhas e de investimentos em divulgação existem, são eficazes e nós podemos ajudar sua empresa ou negócio. E não é lorota não, dá pra comprovar!

Algumas grandes marcas (dessas que investem em comerciais de TV), andam mesmo escorregando na forma e na mensagem que tentam passar a seus consumidores. Isso é sintomático dos nossos tempos, em que a quantidade de espaços de interferência e atenção das pessoas ampliou muito e ainda se busca uma forma mais certeira de atingir os consumidores. Mas isso é tema para um próximo artigo…

Dito isso, vamos à diferença entre marketing e vendas!

Marketing é um conjunto de técnicas, habilidades e conhecimentos usados para que você, consumidor, compre algo que nem imagina que precisa, mas que depois de impactado pela mensagem publicitária, terá o desejo crescente de possuir.

Gostou da definição? Discorda? Esperava mais? Tem uma melhor? Mande pra gente, comente!

Leave a Reply

Faça um teste e saiba como está o nível de Otimização do seu Website. Clique aqui e faça o teste [Grátis]