Marketing e Vendas: diferenças básicas que é sempre bom saber

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Marketing e Vendas ainda é, pra muita gente, a mesma coisa.

Para outros, marketing e vendas se diferem, porém se complementam.

Enquanto o primeiro é uma forma de divulgação de produtos e serviços, o segundo é o ato da venda em si.

Esqueça os manuais bonitos e o discurso de publicitários: pra você, qual é a diferença entre marketing e vendas?

Fizemos esta pergunta para várias pessoas.

Clientes, amigos, conhecidos, pessoas comuns e outras mais ‘entendidas’.

Fazendo um grande resumo do que escutamos, tiramos algumas conclusões:

– A maioria sabe que são conceitos diferentes, mas não sabe explicar;
– Mesmo sem perguntarmos, muitos falam de marketing online ou digital, como se tudo fosse isso agora;
– Muitos concordam que as grandes marcas não estão conseguindo atingir muito bem seus públicos;
– As ferramentas de medição de resultados são uma incógnita para boa parte das pessoas.

É claro que a nossa amostra foi muito pequena e particular. Foi mais uma experiência do que uma pesquisa.

Mas ficamos surpresos em saber que, a esta altura, a percepção de marketing e vendas ainda seja algo um tanto misterioso para muitos.

Antes de dar a nossa definição sobre o tema deste artigo, queremos esclarecer alguns pontos.

Instrumentos de medição de campanhas e de investimentos em divulgação existem, são eficazes e nós podemos ajudar sua empresa ou negócio. E não é lorota não, dá pra comprovar!

Algumas grandes marcas (dessas que investem em comerciais de TV), andam mesmo escorregando na forma e na mensagem que tentam passar a seus consumidores. Isso é sintomático dos nossos tempos, em que a quantidade de espaços de interferência e atenção das pessoas ampliou muito e ainda se busca uma forma mais certeira de atingir os consumidores. Mas isso é tema para um próximo artigo…

Dito isso, vamos à diferença entre marketing e vendas!

Marketing é um conjunto de técnicas, habilidades e conhecimentos usados para que você, consumidor, compre algo que nem imagina que precisa, mas que depois de impactado pela mensagem publicitária, terá o desejo crescente de possuir.

Gostou da definição? Discorda? Esperava mais? Tem uma melhor? Mande pra gente, comente!

Influenciador cria conteúdo ou é o contrário?

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Influenciador é quem realmente interfere na decisão do outro.

No mundo digital (ou seja, no mundo atual) influenciador é aquele profissional/empresa/campanha/etc. que consegue vender uma posição, ideia ou atitude para que o seu momento de decisão seja por ele (s) influenciados.

Vamos a dois exemplos (um mais antigo e um atual).

Os bichinhos de pelúcia da Parmalat são considerados como um dos cases de maior sucesso da publicidade brasileira.

Além de associar animais fofinhos à sua marca (principalmente ao produto leite), grudou na mente de pais e filhos e elevou o consumo da marca.

E, é claro, uma estratégia promocional bem amarrada ajudou no aumento de vendas, pois era preciso consumir uma certa quantidade de leite e produtos da marca para trocar pelos bichinhos de pelúcia.

O outro exemplo de influenciador onipresente é a Apple, a gigante mundial de tecnologia.

Os Macs, Iphones, Ipads e Ipods continuam sendo sinônimos de excelência nas áreas em que concorrem.

Steve Jobs e sua equipe de marketing, entre outros fatores, sempre desejaram vender muito mais do que gadgets: queriam vender a marca, a experiência de ter um produto Apple (e contar isso pra todo mundo).

Tanto a Parmalat quanto a Apple entenderam que vender produto é, antes, vender marca.

Investir na sua marca é a maneira mais eficaz de se diferenciar no mercado. E ser um influenciador.

Afinal, existem fabricantes aos montes de leites em caixinha (e de computadores e celulares também).

Mas você quer fazer parte deste grande universo de fabricantes de produtos ou quer ser dono de uma marca de sucesso, que seus clientes lembrem e reconheçam suas qualidades?

Se quer ser reconhecido, parabéns. Você está pensando certo.

E nisso nós podemos lhe ajudar!

Seu sobrinho ainda cuida das suas redes sociais?

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Depois de ouvirmos muitas vezes a mesma frase, “acho que preciso contratar um menino pra atualizar minhas redes sociais”, chegamos a uma primeira conclusão: isso precisa ser investigado. Afinal, será mesmo que um menino (um sobrinho talvez) vai dar conta de inserir sua empresa de forma correta nesse novo mundo das redes sociais?

Orientar a identidade corporativa de uma marca é sim um trabalho de respeito, sério, que demanda quebrar um pouco a cabeça pra descobrir os melhores caminhos para se comunicar com seus clientes e parceiros. Antes até de pensar em contratar alguém – ainda mais sem experiência – é preciso fazer “a lição de casa”, e isso requer um pequeno passinho para trás para imaginar o que se deseja comunicar nas redes.

Vamos pensar numa empresa de informática, por exemplo. A empresa oferece manutenção em computadores e periféricos para casa e escritório, além de vender produtos novos e prestar assistência direta ou remota. É bastante coisa pra comunicar não? Aí surge a dúvida: como se dar bem nas redes sociais com tanto pra dizer?

Bom, primeiro, é preciso ter muito claro os objetivos da sua empresa para um determinado período, digamos, um ano. Em seguida, estabelecer metas reais de crescimento ou recuperação, focalizar em seus pontos fortes e investir em comunicação e marketing de uma forma geral. Depois disso, atuar nas redes sociais fica mais fácil. Nós, da Pisco AG, podemos ajudar em todo o processo, da identificação de seus pontos fortes até a sua atuação nas redes sociais.

E o sobrinho?

Dependendo do tamanho da sua empresa, você mesmo poderá fazer este papel de gerenciador de conteúdo da sua empresa. Um funcionário disposto, uma secretária, recepcionista, enfim, sempre há alguém na empresa com vontade de aprender os macetes das redes. Isso, é claro, para empresas bem pequenas e individuais.

Já para as que querem crescer e as demais, nós podemos fazer e também colaborar para a criação de uma cultura de trabalho nas redes, elaborando um conjunto de regras e práticas para o bom desenvolvimento da sua imagem. Parece complicado, mas não é.

E o conteúdo? O que falar? Ora, aí é simples: fale, divulgue e discuta sua empresa, seu setor, suas novidades. No exemplo acima, da empresa de informática, o que não faltam são novidades e clientes cheios de dúvidas. Mas nós podemos ajudar a sua empresa também a ser geradora de conteúdo.

Gostou? Quer saber mais? Fale conosco que teremos o maior prazer em conversar com você sobre estes e outros temas. Esse mundo online, da comunicação e do marketing, é tão bacana que não dá pra deixar a diversão só na mão dos sobrinhos…

Criar conteúdo ajuda sua empresa a se destacar no Google

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O conteúdo do seu site ou loja virtual precisa estar preparado e otimizado para gerar retorno e vendas para sua empresa. Uma das partes mais importantes em uma estratégia de sucesso é a criação de conteúdo relevante e útil que irá atrair consumidores para o seu processo de vendas. Além disso, é importante ter certeza de que seu site é otimizado para fechar vendas e engajar os visitantes de forma correta quando eles acessarem seu site.

Uma das alternativas para ajudar a atingir essa meta é manter um blog onde você pode expor os benefícios de sua marca e de seus produtos e serviços. Para isso, ele precisa ser regularmente atualizado com conteúdo útil, o que o fará gradualmente subir nos resultados orgânicos de busca e irá fazer com que muitos criem links que serão expostos em outros sites, aumentando sua relevância.

Todas essas técnicas podem gerar um aumento de “entradas”qualificadas por estas já virem de buscas ocorridas em torno de termos relevantes ou na leitura de conteúdos similares que estão “linkados” ao seu.

Somado ao blog, oferecer e-books para download e desenvolver sites simples (hotsites e sites coligados) que irão atrair ainda mais audiência que estão interessados em suas ofertas e/ou interessados em conversar com você sobre as suas soluções.

É importante saber que isso não ocorrerá do dia pra noite. É preciso paciência e comprometimento com o planejamento traçado, pois você não será o primeiro no topo da página de resultados de busca do Google para os termos importantes logo de cara, mas se você mantiver o compromisso de um trabalho de longo prazo, a prática será muito vantajosa.

Na prática, esse compromisso requer que você crie conteúdo e publique-o em uma plataforma de conteúdo otimizada. Além de ser otimizada para o rastreamento dos mecanismos de busca como o Google, fazendo com que seu conteúdo seja facilmente lido e indexado, nós da Pisco AG oferecemos ferramentas para que o usuário compartilhe seu conteúdo, comente e viralize com facilidade e retorno.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

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